CADEESO vai reviver seus 60 anos de história

postado em: Notícias | 0
CADEESO vai reviver seus 60 anos de história
Pr. José Wellington Costa Junior, presidente da CGADB; e Pr. Arnaldo Candeias, presidente da CADEESO | Foto: Edição Seara News

 

Com mais de 4 mil filiados, Convenção capixaba reunirá participantes de todas as partes do país para comemorar data histórica. “Não somos protagonistas, mas coadjuvantes”.

Entre os dias 15 a 18 de janeiro, a Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros – CADEESO revive seus 60 anos de história durante a 113ª AGO – Assembleia Geral Ordinária, que celebrará o Jubileu de Diamante da instituição.

A solenidade de abertura acontece na próxima quarta-feira (15), às 19 horas, no templo da Assembleia de Deus em Aribiri, Vila Velha (ES), com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande; do presidente da CGADB, pastor José Wellington Costa Junior; do pastor e cantor Victorino Silva (RJ) e da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, além de outras autoridades que são agudadas.

A comemoração prossegue até o próximo sábado (18), e terá a realização simultânea da 27ª edição da Escola Bíblica de Obreiros (EBO), do Encontro das Esposas de Ministros (Unemades/Ufades), e da 3ª Escola Bíblica para a Juventude Cristã (EBJUC / Umades).

O tema central dos eventos é “Unidade” baseado no texto bíblico da epístola paulina aos Efésios capítulo 4 e verso 13.

Nas plenárias destinadas aos ministros os palestrantes vão abordar assuntos relacionados ao tema central; no encontro das esposas de ministros – Unemades as palestras terão foco sobre “O perfil da mulher cristã nos dias atuais; e para a juventude a Umades a abordagem será sobre “Identidade”.

Preletores

Alguns convidados para ministrar na história 113ª da Cadeeso são Pr. José Wellington Costa Junior (SP), presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB; Pr. José Wellington Bezerra da Costa (SP), Pr. José Carlos de Lima (PB), Pr. Kemuel Sotero Pinheiro (ES), Pr. Gilvan Rodrigues (PB), Pr. Ciro Sanches Zibordi (RJ), Pr. Silas Daniel (RJ), Pr. Daniel Rodrigo (ES), Pr. Sérgio Costa (RJ), Lídia Dantas Costa (SP), Marta Azevêdo (ES) Elizângela Muniz, Helena Maderi, Rose Maretto, Sara Campos e Valdicéia Souza.

Cantores

No louvor vão se apresentar o pastor Victorino Silva (RJ), Daniela Silva (ES), Pr. Aloir Miranda (ES), Aline Martins (ES), Pr. Niltinho (ES), além do Coral da Unemades e do Coral da Umades.

Homenagens

O momento das homenagens será marcante na comemoração dos 60 anos da CADEESO, além dos ex-presidentes, o cerimonial da CADEESO conduzirá o descerramento de placa em homenagem à irmã Wanda Freire da Costa (In Memoriam), fundadora da União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus – UNEMAD, em reconhecimento ao profícuo trabalho realizado, atribuindo seu nome ao Plenário da União das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo – UNEMADES, no edifício sede da Convenção, com a presença do pastor José Wellington Bezerra da Costa.

História da Cadeeso

Em 30 de outubro de 1944 o pastor Waldomiro Martins Ferreira foi empossado como Presidente das Assembleias de Deus em todo o Estado do Espírito Santo.

Quatro anos depois, em 1948, o mais arrojado programa de evangelização das Assembleias de Deus em solo capixaba, foi o ponto de partida de um imponente trabalho desenvolvido sob a liderança do pastor Waldomiro Martins Ferreira que, com uma visão ampla, e junto com outros pastores, fundou, em 18 de outubro de 1959, a Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros – CADEESO.

O Pr. Waldomiro Martins Ferreira, foi empossado como Pastor Presidente das Assembleias de Deus, em todo o Estado do Espírito Santo no dia 30 de outubro de 1944. Em 18 de outubro de 1959, juntamente com o Ministério Espírito-santense, fundou a CADEESO – Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e Outros, para uma melhor coordenação das igrejas do Senhor neste Estado.

O pastor Waldomiro Martins Ferreira presidiu a Cadeeso desde a sua fundação até 1970, quando foi jubilado, e por algum tempo, assumiu em seu lugar o vice-presidente, pastor Sebastião Davino dos Reis. O pastor Waldomiro faleceu em 25 de julho de 1975.

Ex-Presidentes

Pr. Waldomiro Martins Ferreira, fundador, presidiu de 1959 a 1970; Pr. José de Souza Reis, de 1971 a 1982; Pr. Roque Ferreira Filho, de 1982 a 1995; Pr. José Bruno, de 1986 a 1990 (como presidente interino durante o período de afastamento do presidente, pastor Roque Ferreira Filho, para tratamento de saúde; Pr. Umberto Batista da Silva, durante o ano de 1995 após o falecimento do pastor Roque Ferreira Filho; Pr. Jonas Francisco de Paula, de 1996 a 1997; Pr. Marinelshington da Silva, de 1998 a 2003; e, Pr. Oscar Domingos de Moura, de dezembro de 2003 a 2017.

CADEESO vai reviver seus 60 anos de história
Galeria dos ex-presidentes da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros – Cadeeso | Foto: Edição Seara News

 

Durante a programação todos os ex-presidentes da CADEESO serão lembrados e homenageados em reconhecimento do trabalho realizado por meio da instituição, para o desenvolvimento dos convencionais e das igrejas filiadas, sobretudo a propagação do Evangelho.

Presidente atual

O pastor Arnaldo Candeias, 85 anos, foi eleito presidente da CADEESO no pleito mais disputado da história da instituição, durante a 109ª Assembleia Geral Ordinária.

CADEESO vai reviver seus 60 anos de história
Pr. Arnaldo Candeidas, presidente da Cadeeso | Foto: Secom/Cadeeso

 

Homem de paz, conselheiro, amigo, cortês, simples, e ponderado, o pastor Candeias é casado com a irmã Maria Ferreira Candeias, com quem formou uma família composta de 4 filhas, 4 filhos, 10 netos e 1 bisneta, além das noras e genro, e destaca que todos estão servindo a Deus.

O pastor Candeias lidera a Assembleia de Deus em São Torquato, Vila Velha (ES) desde 1982, sendo legatário do renomado pastor Yolete Pirassununga Ribeiro.

Sua carreira ministerial teve início em 1964 como diácono, sendo no ano seguinte separado para presbítero. Ingressou na CADEESO em 1970 quando foi consagrado para o ministério de evangelista, e em 1977 foi ordenado pastor.

Desde seu ingresso na CADEESO ocupou diversos cargos. Sua primeira atuação na diretoria foi como tesoureiro em 1977, na sequência, foi eleito para todos os níveis da vice-presidência, que exerceu até o ultimo dia 13 de janeiro de 2018 quando foi eleito presidente.

Durante a solenidade de descerramento de placa alusiva ao jubileu de diamante, o pastor Candeias contou à nossa redação que o pastor Waldomiro Martins Ferreira, fundador da Cadeeso, também faz parte de sua história: “Fui batizado nas águas do rio de Santa Leopoldina, pastor Waldomiro Martins Ferreira, que também realizou a cerimônia do meu casamento com a Maria e depois me separou para o diaconato em 1964”, relatou o pastor Candeias.

Sede

A CADEESO tem sua sede própria localizada na Rua Pastor João Pedro da Silva, 511, Ataíde, Vila Velha, ES; mas antes funcionou em outros locais como um escritório alugado na Vila Rubim, em Vitória; depois se transferiu para uma sala na Assembleia de Deus em São Torquato, Vila Velha; e, por último, ocupou algumas salas na Assembleia de Deus do Aribiri.

Local e informações

Os eventos serão sediados no templo da Assembleia de Deus do Aribiri, localizada à Avenida Carlos Lindenberg, 1435, Aribiri Vila Velha – ES.

O credenciamento de imprensa será feito pela Secretaria de Comunicação. Informações pelo (27) 3289-5128 / Secretaria de Comunicação

Fonte: Seara News

Avatar

Secretário de Comunicação da CADEESO, Cidadão Vilavelhense, natural de Magé (RJ), teólogo, pastor auxiliar na Assembleia de Deus Ministério de Cobilândia, autor do livro "Você Tem Valor". Jornalista, editor da Revista Seara News e do Portal Seara News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *